Muitas pessoas que procuram a rinoplastia para melhorar a forma do nariz e a harmonia facial acreditam que possuem o nariz negroide. Entretanto, o Brasil é um país com grande miscigenação de etnias e, na maioria das vezes, o tipo de nariz mais frequente é o mestiço. Abaixo, você irá saber as principais características desses dois tipos de nariz: mestiço e negroide.

NARIZ MESTIÇO


Pacientes com nariz mestiço apresentam a maior variabilidade de apresentação. Isto decorre do fato de que o nariz mestiço resulta da combinação de várias heranças étnicas (europeia, africana e ameríndio).


Apesar da grande variabilidade, o nariz mestiço é mais largo do que a média dos caucasianos e mais fino do que o nariz negroide típico.


Também apresenta pele grossa e ponta arredondada, além de narinas mais largas do que a maioria dos caucasianos.


As técnicas de rinoplastia no nariz mestiço vão depender das características predominantes, mas, em geral, utilizam a técnica balanceada, ou seja, redução em uma região do nariz e aumento em outra.


NARIZ NEGROIDE


É o nariz característico de pessoas com herança afrodescendente.


      Na maioria das vezes o 

      nariz é curto, baixo,

      largo e com a ponta

      globosa e as narinas

      grandes.


      A pele é grossa e as

      cartilagens são frágeis.


      Buscar melhorar a

      beleza e  harmonia do

      nariz não significa   

      querer negar sua origem e cultura.

      O cirurgião precisa ter sensibilidade

      para entender as motivações e

      desejos do paciente, buscando um

      resultado natural.


      As técnicas utilizadas no nariz negroide dependem dos desejos do paciente, mas frequentemente  necessitamos  aumentar o nariz, para melhorar a projeção e definição, e reduzir as narinas.