Avaliação Pré-operatória para Rinoplastia




Uma pergunta recorrente de quem deseja realizar rinoplastia é sobre os exames necessários.




Além de exames, antes de realizar a cirurgia, é fundamental uma consulta pré-operatória com o cirurgião, onde você poderá esclarecer suas dúvidas, conhecer os riscos e receber as orientações necessárias.


Durante a consulta, será realizada a análise estética detalhada do nariz para avaliar o que é possível ou não de se obter em termos de resultado, permitindo ao cirurgião planejar o que será necessário executar em relação a técnica cirúrgica. Somado a isso, realizar um exame da parte interna do nariz (endoscopia nasal) é parte da rotina, pois fornece informações importantes de eventuais problemas não manifestados pelo paciente.


Não menos importante é a coleta da história clínica do paciente e achados físicos. Essas informações são consideradas as mais importantes para avaliar o risco cirúrgico de um paciente e indicam a necessidade de exames laboratoriais complementares.


Atualmente, nos USA, não é recomendado exames laboratoriais de rotina em pacientes saudáveis que irão se submeter a cirurgia eletiva (não urgência). No Brasil, a rotina está mudando, porém ainda persiste a prática de solicitarmos alguns exames pré-operatórios na maioria dos pacientes. Geralmente, em indivíduos mais jovens são solicitados hemograma completo, exame de função renal, exames de coagulação e eletrólitos.


Nos indivíduos com idade mais avançada acrescentamos eletrocardiograma e Rx de pulmão. Em pacientes que tenham realizado exames recentemente (± 4 meses) e não tenham apresentado nenhuma mudança significativa de sua saúde, não existe necessidade de repeti-los. Pacientes portadores de doenças crônicas ou história clínica sugestiva, são solicitados exames mais específicos de acordo com a doença.