top of page
Buscar
  • gpcaminha

Rinoplastia Estruturada x Rinoplastia Redutora: Qual a diferença?

Atualizado: 9 de fev. de 2021

Você sabe a diferença entre rinoplastia estruturada e redutora?


Muitas pessoas ouvem falar sobre esses dois tipos de técnicas utilizadas, mas não sabem as diferenças entre elas.......


Nesse post você vai entender de maneira simples essas duas formas utilizadas pelos cirurgiões para realizar a cirurgia plástica de nariz.......





Consideramos um procedimento de rinoplastia bem sucedido quando obtemos melhora da forma e mantemos ou melhoramos a função do nariz. Em outras palavras, além de poder respirar bem, o resultado estético será um nariz em harmonia com o rosto e, preferencialmente, um nariz que pareça "natural" e não "trabalhado". Existem pacientes que preferem um resultado mais “operado”, mas não é a tendência mundial.

Para realizar as modificações necessárias no nariz, existem duas filosofias cirúrgicas utilizadas: a estruturada e a redutora. A rinoplastia redutora busca mudar a forma do nariz com ressecções incrementais da cartilagem e de parte do osso, sem a preocupação na reconstrução do suporte do nariz.

Muitos resultados da rinoplastia redutora ficam excelentes nos primeiros meses após a cirurgia. Porém, com o passar do tempo, a medida que o edema (inchaço) vai desaparecendo e a cicatrização evoluindo, com a fibrose e contração da pele resultante, as deformidades tendem a aparecer pela perda do suporte das cartilagens e ligamentos decorrentes desta técnica, comprometendo tanto o resultado estético quanto funcional (respiração).

Além disso, em pacientes com pele grossa, a contração da pele é limitada e a forma do nariz pode ficar pior do que antes da cirurgia, com a ponta mais arredondada ainda, entre outras alterações.

Um exemplo típico desse tipo de técnica redutora podemos observar na figura 1. A ponta nasal sofre um pinçamento e isolamento em relação as asas nasais.





Figura 1. Pinçamento de ponta nasal.


O conceito de rinoplastia estruturada foi introduzido para resolver a perda de integridade estrutural frequentemente encontrada com técnicas de rinoplastia redutora.

A filosofia da rinoplastia estruturada concentra-se em restaurar ou manter a força e o suporte do esqueleto nasal enquanto altera o contorno (forma) para alcançar o resultado estético desejado. É este foco na manutenção da integridade e força da arquitetura nasal que leva a resultados estéticos estáveis ao longo do tempo e a manutenção de uma via aérea nasal funcional.

A técnica estrutural evoluiu com base nos princípios da ressecção conservadora, suporte estrutural, reposicionamento e contorno mais suave. A ressecção conservadora da cartilagem facilita a manutenção do suporte nasal inerente. Enxertos estruturais (de septo, costela ou orelha), como suportes columelares e enxertos de ponta, são a base para restaurar e aumentar o suporte nasal.

Diferentemente da rinoplastia redutora, a técnica estrutural apresenta a beleza do resultado lentamente. A medida que o edema e a cicatrização evoluem, as modificações realizadas no contorno do nariz se tornam evidentes. Isso pode levar 1 ou 2 anos para se completar, ou até mais, porém com consistência de resultado.

Para o cirurgião, a rinoplastia estrutural é tecnicamente mais exigente e demorada. O objetivo é reposicionar, remodelar e reforçar as cartilagens da ponta e do dorso do nariz para obter um contorno nasal mais atraente, evitando cortar, remover e descartar grandes quantidades de cartilagem nasal (e potencialmente desencadear um colapso progressivo e descontrolado da estrutura nasal enfraquecida). Todo esse esforço técnico tem a recompensa de resultados mais previsíveis, estáveis e satisfatórios para o paciente.


Dr. Guilherme Pilla Caminha

CRM-SC 8421 / RQE 9892


1.204 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page