top of page
Buscar
  • gpcaminha

Rinoplastia Secundária ou Revisional, saiba mais aqui!

Atualizado: 9 de fev. de 2021

Alguns pacientes após serem submetidos à rinoplastia apresentam resultados insatisfatórios estéticos e/ou respiratórios (funcionais), sendo necessário uma correção. A essa correção, tecnicamente, chamamos de rinoplastia revisional ou secundária, terciária, quartenária, e assim por diante, conforme o número de cirurgias realizadas previamente.





Certamente alguém irá pensar, como alguém pode se submeter a 3, 4 ou mais cirurgias no seu nariz?!!!...........


Pois é...........a rinoplastia é a cirurgia tecnicamente mais difícil e desafiadora entre as cirurgias estéticas. Essa opinião é compartilhada por todos os cirurgiões que realizam cirurgias plásticas.


Na rinoplastia, trabalhamos numa estrutura altamente complexa e variável que é o nariz ! Somado a isso, cada paciente apresenta características diferentes de cicatrização. Por último, cada milímetro faz muita diferença, ao contrário de outras regiões do corpo.


As estatísticas mundiais relatam uma taxa de 10% a 15% o número de rinoplastias revisionais. Ou seja, de cada 10 pacientes operados, 1 a 2 necessitarão de alguma revisão. Pode parecer alta essa taxa, no entanto, considerando a complexidade da rinoplastia, o número de resultados satisfatórios são excelentes.


Pacientes que desejam realizar a rinoplastia pela primeira vez devem ter expectativas realistas sobre o que esperar de resultado e discutidas com o cirurgião. Do contrário, se frustarão e irão atrás de cirurgiões incautos para realizar seus desejos, que podem ser inatingíveis. Além de resultados inatingíveis, você pode obter resultados desastrosos que necessitem rinoplastia revisional......


E a cirurgia revisional é de um grau de imprevisibilidade bem maior do que uma cirurgia primária (nariz nunca operado), pois reconstruir ou remodelar uma estrutura alterada previamente e com um tecido cicatricial é muito mais complexo.


Também, é fundamental lembrar que o resultado da cirurgia demora meses e até anos para se completar. Desta forma, uma insatisfação inicial pode decorrer exclusivamente de um inchaço e cicatrização não resolvidos. Assim como os problemas podem demorar meses ou anos até aparecerem.


Portanto, a cirurgia revisional só é realizada após um tempo adequado de cicatrização e que, em geral, leva pelo menos 1 ano.


Normalmente, em cirurgias revisionais é necessário o uso de enxertos. Enxertos são materiais, geralmente da própria pessoa, como cartilagem, que é retirado de uma região e colocada em outra para dar estrutura e forma ao nariz. Entre as cartilagens utilizadas nas rinoplastias revisionais temos a cartilagem do septo, da costela e das orelhas. É importante lembrar que os locais de onde são retirados os enxertos não ficarão com deformidades, apenas com mínimas cicatrizes !


O objetivo da cirurgia revisional é ocasionalmente corrigir pequenas imperfeições ou, frequentemente, restabelecer a forma e função do nariz buscando um resultado natural e duradouro !!!


Se na escolha do profissional que vai realizar sua cirurgia primária é importante um cirurgião experiente, talentoso e altamente qualificado, na cirurgia revisional é uma necessidade. Procure informações sobre a formação acadêmica, profissional e currículo do cirurgião, bem como opiniões de outros pacientes por ele operados para que essa escolha seja a mais objetiva e correta possível.


Dr. Guilherme Pilla Caminha

CRM-SC 8421 / RQE 9892


623 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page