Você Sabe Qual a Avaliação e Exames Necessários para a Rinoplastia?
- gpcaminha
- 9 de jan. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 12 de jan. de 2019
Uma pergunta recorrente de quem deseja realizar rinoplastia é sobre os exames necessários.

Além de exames, antes de realizar a cirurgia, é fundamental uma consulta pré-operatória com o cirurgião, onde você poderá esclarecer suas dúvidas, conhecer os riscos e receber as orientações necessárias.
Durante a consulta, será realizada a análise estética detalhada do nariz para avaliar o que é possível ou não de se obter em termos de resultado, permitindo ao cirurgião planejar o que será necessário executar em relação a técnica cirúrgica. Somado a isso, realizar um exame da parte interna do nariz (endoscopia nasal) é parte da rotina, pois fornece informações importantes de eventuais problemas não manifestados pelo paciente.
Não menos importante é a coleta da história clínica do paciente e achados físicos. Essas informações são consideradas as mais importantes para avaliar o risco cirúrgico de um paciente e indicam a necessidade de exames laboratoriais complementares.
Atualmente, nos USA, não é recomendado exames laboratoriais de rotina em pacientes saudáveis que irão se submeter a cirurgia eletiva (não urgência). No Brasil, a rotina está mudando, porém ainda persiste a prática de solicitarmos alguns exames pré-operatórios na maioria dos pacientes. Geralmente, em indivíduos mais jovens são solicitados hemograma completo, exame de função renal, exames de coagulação e eletrólitos.
Nos indivíduos com idade mais avançada acrescentamos eletrocardiograma e Rx de pulmão. Em pacientes que tenham realizado exames recentemente (± 4 meses) e não tenham apresentado nenhuma mudança significativa de sua saúde, não existe necessidade de repeti-los. Pacientes portadores de doenças crônicas ou história clínica sugestiva, são solicitados exames mais específicos de acordo com a doença.
Dr. Guilherme Pilla Caminha
CRM-SC 8421 / RQE 9892
http://dralexandrecesar.com.br/cirurgias/nariz/septoplastia-correcao-do-desvio-do-septo-nasal/